O que são vacinas?
Difteria
Tétano
Coqueluche
Hepatite B
Haemophilus influenzae tipo b (Hib)
Poliomielite
Sarampo
Rubéola
Caxumba
Varicela
Meningite
Rotavírus
Gripe
Doenças Pneumocócicas
Meningite pneumocócica
Pneumonia pneumocócica
Bacteremia pneumocócica
Otite média e sinusite pneumocócica
Hepatite A

O que são vacinas?

As vacinas são produtos biológicos, fabricados a partir de parte dos microrganismos (bactérias, vírus e outros) causadores de doenças. Graças às vacinas, o nosso organismo aprende a identificar um agente invasor e a se defender dele.

As vacinas desenvolvem os anticorpos capazes de ensinar o corpo humano a se defender dos ataques das bactérias causadoras de infecções que, muitas vezes, podem ser fatais ou deixar graves seqüelas em crianças e adultos.

A vacinação é uma maneira de proteger crianças e adultos contra o desconforto, o mal-estar e as complicações causadas pela doença.

 

Difteria

É uma doença bacteriana altamente contagiosa que começa com uma infecção na garganta e pode progredir rapidamente causando problemas respiratórios, cardíacos e neurológicos. Em casos mais graves, pode ser fatal.

[ Voltar ao topo ]

Tétano

É causado por uma bactéria que é encontrada no solo, fezes, pedaços de madeira e metais. Os germes entram no corpo, em geral, através de um corte ou ferida contaminada. Mesmo os pequenos cortes causados nas brincadeiras de seu filho podem vir a se infectar. O tétano é uma doença grave que afeta os músculos causando espasmos musculares dolorosos, e pode, frequentemente, causar problemas respiratórios e morte

[ Voltar ao topo ]

Coqueluche

É uma doença bacteriana altamente infecciosa que provoca um extremo desconforto. As crianças ficam exaustas pelos longos acessos de tosse seguidos frequentemente de vômitos.
É particularmente grave nas crianças com menos de um ano de idade.

[ Voltar ao topo ]

Hepatite B

É uma infecção viral do fígado que afeta pessoas em todo o mundo e é responsável por cerca de 1 milhão de mortes por ano. O vírus da hepatite B é transmitido através de líquidos corporais contaminados, principalmente sangue. Em lactentes e crianças, geralmente a hepatite B é assintomática. Porém, até 90% de recém-nascidos infectados tornaram-se portadores crônicos do vírus da hepatite B, podendo desenvolver graves doenças hepáticas.

[ Voltar ao topo ]

Haemophilus influenzae tipo b (Hib)

É a bactéria que com maior freqüência causa meningite bacteriana em crianças com menos de 5 anos. Infecção generalizada, pneumonia, celulite e epiglotite aguda são algumas doenças que esta bactéria pode causar. A vacina, nas doses recomendadas, impede que a criança desenvolva doenças invasivas por esta bactéria.

[ Voltar ao topo ]

Poliomielite

É uma doença grave, causada pelo vírus da poliomielite que tem três tipos 1,2 e 3. No Brasil, o último caso de poliomielite causado pelo vírus selvagem foi em 1989 na Paraíba. De lá para cá todos os casos de poliomielite foram provocados pelo vírus vivo atenuado presente na vacina oral (vacina Sabin tradicional).Tríplice Viral

[ Voltar ao topo ]

Sarampo

Sarampo é uma doença altamente contagiosa, ou seja, é muito fácil de passar de uma pessoa para outra, que causa febre alta, tosse e manchas vermelhas pelo corpo. Algumas crianças apresentam complicações como infecção no ouvido, pneumonia e encefalite (infecção do sistema nervoso central). Estas complicações podem deixar seqüelas graves, ou mesmo, causar a morte.
Nos anos 60, antes da vacina de sarampo ser utilizada, aproximadamente 135 milhões de crianças contraíam a doença anualmente, das quais 7 a 8 milhões morriam.
Nos dias de hoje, o sarampo ainda acomete 42 milhões de crianças, matando 1 milhão todos os anos. Dentre as doenças preveníveis com vacina, o Sarampo é a que mais mata.

[ Voltar ao topo ]

Rubéola

Rubéola é uma doença habitualmente branda em crianças, mas que pode ser muito perigosa em gestantes. Se uma mulher contrair rubéola nas primeiras semanas de gravidez, ela pode apresentar aborto espontâneo, ou o bebê pode nascer com sérias malformações, incluindo problemas no coração, cegueira, surdez e retardo mental. Este conjunto de problemas é chamado de Síndrome da Rubéola Congênita.

[ Voltar ao topo ]

Caxumba

Caxumba causa muita dor, aumento das glândulas salivares e, em geral, é acompanhada de febre e dor de cabeça. Em alguns casos, a caxumba pode causar meningite e surdez. Nas populações que não são vacinadas a caxumba é a causa mais comum de meningite viral. Vale ressaltar que mais de 19% dos casos de caxumba evoluem para meningite. Também existe um possível risco de causar danos à fertilidade, pois o homem contrai que contrai esta doença pode desenvolver inflamação dos testículos (orquite).
Embora a caxumba não tenha grande impacto sobre a saúde das crianças como o sarampo, é uma doença que causa desconforto e preocupação para todos, principalmente quando ocorre complicação.

[ Voltar ao topo ]

Varicela

Varicela é uma doença altamente infecciosa caracterizada por erupção vesicular (pequenas bolhas na pele) associada à muita coceira e febre. Embora seja considerada uma doença benigna e comum na infância, pode ocasionar sérias complicações. A varicela é uma das causas mais comuns de faltas escolares e da ausência dos pais no trabalho.

[ Voltar ao topo ]

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Existem vários tipos de meningites que são causados por vírus e bactérias. Dentre as bactérias, a Neisseria meningitides, tipo C conhecida como MENINGOCOCO é responsável pela meningite C e merece destaque pela freqüência que ocorre e pela possibilidade de causar epidemias com conseqüências graves.

[ Voltar ao topo ]

Rotavírus

Um vírus gastrointestinal chamado Rotavírus é um dos principais responsáveis pelas diarréias nas crianças. Até os 3 anos de idade, quase todas elas já tiveram ao menos um contato com este vírus contagioso. As diarréias também podem ser causadas por bactérias, parasitas ou toxinas produzidas por microorganismos que contaminam os alimentos.
O primeiro ataque do vírus ocorre na grande maioria dos casos entre 3 e os 24 meses de idade, quando ainda não se desenvolveram defesas efetivas contra esta infecção. O vírus se transmite de uma criança a outra através das fezes e às vezes através da saliva; seu filho pode ser contagiado na creche, numa festa de aniversário, pelo contato com o seu irmão ou outras pessoas. Os sintomas iniciais são vômitos e febre seguidos de uma diarréia que pode perdurar por até 7 dias.

[ Voltar ao topo ]

Gripe

A gripe é ocasionada por qualquer dos três principais tipos de vírus influenza: A, B ou C. O tipo B é capaz de provocar epidemias; o tipo A, além das epidemias, pode gerar pandemias, possui maior capacidade de mutação e grau de letalidade. A gravidade da gripe é variável, podendo provocar desde casos leves de rinite ou faringites, até casos com pneumonia viral com possibilidade de óbito. Em uma epidemia, o número de infecções inaparentes ou assintomáticas é muito maior do que o de infecções sintomáticas.

[ Voltar ao topo ]

Doenças Pneumocócicas

Qualquer pessoa pode contrair as doenças pneumocócicas em qualquer idade. Porém, é muito importante lembrar que as crianças com menos de 2 anos têm uma probabilidade muito maior de contrair estas doenças. O risco pode se agravar em crianças portadoras de determinadas doenças (ex: infecção pelo HIV, anemia falciforme e condições crônicas do coração ou dos pulmões).
O Streptococcus pneumoniae é a causa mais comum de meningite, pneumonia, bacteremia e otite média em crianças abaixo de 2 anos. No Brasil, a meningite pneumocócica ocorre numa freqüência 15 vezes maior em crianças abaixo de 5 anos de idade.

[ Voltar ao topo ]

Meningite pneumocócica

Febre alta, dor de cabeça e rigidez da nuca são os principais sintomas em adultos e crianças acima de 2 anos. Em recém-nascidos e crianças até 2 anos, sintomas clássicos podem estar ausentes.

[ Voltar ao topo ]

Pneumonia pneumocócica

Início repentino de tosse, febre, calafrios, falta de ar ou respiração rápida.

[ Voltar ao topo ]

Bacteremia pneumocócica

Esta grave condição clínica pode, às vezes, desenvolver-se sem sintomas específicos em lactentes e crianças mais novas. Nestes casos, muitas vezes a febre e a irritabilidade podem ser os únicos sintomas apresentados.

[ Voltar ao topo ]

Otite média e sinusite pneumocócica

Dor local, agitação, febre, irritabilidade são os sintomas mais comuns em crianças. Frequentemente, a membrana do tímpano mostra-se inflamada.

[ Voltar ao topo ]

Hepatite A

É uma doença infecciosa muito comum, provocada por um vírus que ataca o fígado, causando a sua inflamação, prejudicando o seu funcionamento e gerando sérias conseqüências, sendo a principal causa de morte por insuficiência hepática aguda no Brasil.

[ Voltar ao topo ]